Denise de Carvalho

 

 

 

Denise de Carvalho – bailarina, professora de Dança Oriental e coreógrafa. Desde 1999 que se dedica de corpo e alma à Dança Oriental, começando por ser aluna de Joana Saahirah, estudando todo a universo inerente à mesma desde 2003 com nomes de grande renome da Dança Oriental a nível mundial (Hossam e Serena Ramzy – Escola Clássica Egípcia), tendo formações constantes nos diversos estilos dentro da Dança Oriental com as "lendas vivas" egípcias (Nagwa Fouad, Aida Nour, Dr. Mo Gedawwi, Mahmoud Reda, Lucy, Mona Said, Dina, Rhanda Kamal, Momo Khadous, Zaza Hassan, Raqia Hassan, entre outros), Amir Thaleb (Argentina), Suhaila Salimpour (USA), Yousry Sheriff e Nourhan Sheriff (USA), Morocco (USA), e participando no Ahlan Wa Sahlan, Festival Internacional de Dança Oriental, no Cairo – Egipto. Licenciada em Estudos Portugueses (Língua e Cultura Portuguesa, vertentes de ensino e científica). Desde 2006 integra o CID (Internacional Dance Council - Unesco). Participa como bailarina solista no grupo Al-driça, participações esporádicas com o grande alaudista Eduardo Ramos, e em variados eventos relacionados com esta dança (formações, palestras, workshops, I, II, III e IV Quinzena da Cultura Oriental – Faro, II, III e IV Festival Islâmico Al-Mossassa – Marvão,...), aprofundando o seu conhecimento pela aprendizagem de língua árabe e pelo mestrado em Culturas Árabe, Islâmica e o Mediterrâneo (Universidade do Algarve), seguimento da sua monografia de fim de curso acerca das origens da Dança Oriental (A Importância da Dança Nas Civilizações Pré-Clássicas do Mediterrâneo Oriental, nomeadamente nas representações egípcias, orientada pela Dra. Teresa Gamito). Em 2007 integra “The Professional Dancer, Performer and Choreographer’s Certified Course”, certificado por Hossam e Serena Ramzy e é convidada a integrar a sua Companhia de Dança. Também em 2007 funda a sua própria troupe, Mirsalah. Professora convidada dos Cursos de Primavera e Verão, da Escola de Dança do Conservatório Nacional, Lisboa, de 2008 e 2009. Em 2009, e para uma maior especialização da sua área, começa a ter aulas de flamenco (prof. Joana Sousa) e volta ao ballet clássico (o qual pratica desde os 3 anos de idade, fazendo uma pausa de alguns anos, pela mão da excelente professora Maria de Freitas Branco, antiga bailarina da Gulbenkian). Começa também a estudar com um grande nome da comunidade internacional de Dança Oriental – Leila Haddad (Paris). Ensina Dança Oriental pelo Algarve (Faro, Olhão, Salir, Tavira, Moncarapacho, Albufeira, Quarteira, Loulé...), e mensalmente em Lisboa, participando num projecto internacional de preservação da qualidade e pureza da Dança Oriental, enfatizando a sua cultura e a Escola Clássica Egípcia.

Janah Ferreira


 Janah Ferreira iniciou seus estudos no ano de 1999 na Escola de Dança da Ufba (Salvador-Ba) com Márcia Mignac e na Escola de Flamenco Caballeros de Santiago com Margareth Lusquiños fazendo parte efetiva do Corpo de baile da escola. De lá pra cá participou de diversos workshops (Soraia Zayed, Mahmoud reda, Farida Fammy, Sahara Saeeda, Jillina, Amir thaleb, Nuriel el nur, Carlla Silveira, Lulu Sabongi, Raquia Hassan..) e desde 2001 dar aulas em academias, escolas de ballet e ministrando Workshops no Brasil e exterior. Em 2006 vem a Portugal como bailarina de Danças Orientais e Flamenco da casa Palácio de Almanzor (Fátima), em 2007 segue para Barcelona dando aulas e fazendo espetáculos como bailarina da disco marroquina Palacio Jasmine. Em outubro de 2008 embarca para temporada em Oman (Árabia saudita) como bailarina durante 4 mêses do hotel Resort Crowne Plaza reciclando também seus estudos na dança."

 

Paula Dahab


 

 

Paula Dahab iniciou com o Ballet andou em grupos de dança infantis e mais tarde passou por vários estilos de dança desde Africanas, Latinas, Brasileiras até que conheceu a sua maior paixão, a Dança Oriental! Em 2002 iniciou-se com Marinna Hafsa , em 2003 participou no Festival Internacional de Dança Oriental do Cairo onde teve a honra de aprender esta arte maravilhosa com alguns dos mestres egípcios, tais como; Shokry, Dina, Khaled Mahmoud, Farid Fahmy, Yousry Sharif, Nabil Mabrouk, Aida Nour, Nawal Benabdallae e Khaireya Mazen. O regresso do Egipto faz Dahab ficar ainda mais apaixonada, começou a frequentar aulas com Mohamed Elmasseri onde fez parte do grupo Elmasseri Group. Em 2005 segue novamente rumo ao Egipto para o Festival Internacional do Cairo onde aprefeiçoou a sua técnica com ; Mona El Saied, Sorraya, Randa Kamel, Katia, Ihab Gadallah ,Alaa Yousef, Dina e Raqia Hassan. Em 2006/07 frequenta as aulas de Judite Dilshad de Dança Oriental e Fusão Tribal , participou num casting organizado pelo grupo Dilshadance, no qual ficou a enriquecer o seu conhecimento na dança, teve formação com Sharon Kihara , professora e bailarina de Fusão Tribal,mais uma vez teve formação com Yousry Sharif em Portugal , já em 2008 e teve formação com Mahdy Emad, em 2008 e 2009 com o querido Mestre Mahmoud Reda e com Judite Dilshadance no estilo de Gipsy Fusion.

Participa em vários eventos por Portugal, Açores, Madeira e Espanha, em Outubro de 2008 partiu para Itália inserida no projecto “ Let's dance together 4”, quando regressou foi convidada para fazer parte do espectáculo “ Silencio! Aqui há fado” de fusão de Fado com Dança Oriental, é uma das bailarinas residentes do Aliba'bar, Marrakesh bar.

Em 2009 continua no projecto "Silêncio!Aqui há fado" e num novo espectáculo "Mithos" de Dança Oriental e fusão de Danças do Mundo, realizou-se pela primeira vez em Junho pela a organização de Katia Ahlam e a loja DançAttitude

 

Petra Pinto

 

 

Começou a leccionar Dança Oriental em 2005 na zona centro e norte do país, fazendo parte do seu reportório de formação nomes do mundo da Dança Oriental, como Mohamed Elmasseri (Egipto), Joana Saahirah (Portugal), Marinna Hafsa (Portugal), Maíra Magno (Brasil), Mayara al Jamila (Brasil), Prisca Dietrich (Alemanha), Cris Ayshel (Portugal), Elsa Shams (Portugal), Igah Hamaad (Líbano), Abou Shebika (Egipto), Suzanne Petrén (Suécia), Alessandra Forte (Brasil), Bia Beatberg (Suécia), Aziza (EUA), Maya Gaorry (Itália), Nuriel Nur (Brasil), Yousry Sherif (Nova Iorque), Asharaf Hassan (Egipto) e Munique Neith (Brasil). É professora certificada pela Academia Munique Neith, Barcelona.No seu percurso, tirou a formação de Instrutora Internacional de Hidroginástica pela AEA, bem com várias formações do meio aquático, como Ai-chi, Personnal Trainner, Mamãsfit, entre outros. E assim nasceu a Hidroriental® , fusão entre a Hidroginástica com a Dança Oriental, com o intuito de veicular a terapêutica da Dança Oriental para diferentes públicos.A convite de várias entidades já actuou por todo o continente e ilhas, Espanha e França, onde também tem desenvolvido workshops e cursos intensivos de dança oriental e consciência corporal.Dedica-se ao estudo do corpo e das representações do feminino à luz de abordagens étnicas e contemporâneas. Nesta área desenvolveu vários seminários e palestras a convite de entidades estaduais. Actualmente ministra por todo o país o curso: "Eu, Mulher! Pompoarismo, Auto-Estima e Consciência Corporal."Participa como freelancer na organização de teatro/eventos e em inúmeras recriações históricas a convite da Companhia de Teatro Viv´arte.

É mentora da CIA Mozarabes.

www.petrapinto.com

Sara Naadirah


 

Sara Naadirah iniciou-se na dança clássica (ballet), formando-se na Royal Academy of Dance, nos diversos graus com distinção. Estudou várias danças, mas foi na Dança Oriental que se especializou. Apesar de se ter licenciado em Arquitectura, é desde o final de 2003, professora, bailarina, e coreografa de Dança Oriental. Lecciona em alguns dos melhores locais de formação de dança em Lisboa e é convidada a dançar em vários eventos e festas. É mentora de workshops e espectáculos relacionados com a dança e música árabe e é a bailarina portuguesa responsável pelo lançamento do primeiro dvd em Portugal, a ensinar e a demonstrar Dança Oriental. Estudou e estuda com alguns dos nomes mais respeitados do universo da Dança Clássica Egípcia, no Cairo onde se desloca regularmente afim de ter formações com Rhanda Kamel, Dina, Mona el Saeid, Marroco, dr.Mo Geddawi entre outros. Criou um estilo próprio e inconfundível mas sem nunca perder o mais puro e encantador que existe na Dança do Oriente.

 

www.saranaadirah.com

 

Telma Nurr


 

Aos 5 anos iniciou a pratica de Ballet, tendo tido mais tarde contacto com outros géneros de dança como o Hip-Hop, Danças Latinas, Africanas, Contemporânea e posteriormente com a Dança Oriental, que despertou em si uma paixão, que continua a ser alimentada pela sua beleza e mistério.Em 2004, integrou o Curso de Jovens Monitores de Dança, organizado pela Câmara Municipal do Seixal.Fez parte do Grupo de Dança Oriental Mahtab. Integra o Novo Projecto de Dança Oriental que conta com o apoio do Bailarino e Coreógrafo Mahdy Emara, na realização do espectáculo “Habibi Baladi Khales”.. Uma das quatro Professoras/ Bailarinas convidadas para Representar Portugal num Projecto de Ensino através das Artes - “Let´s Dance Together IV” em Itália – Casarano (6 a 14 de Out 2008) Telma Nurr, tem tido desde 2001 formação artística contínua e de grande qualidade, tendo frequentado aulas de técnica, coreografia, expressividade e improvisação, na área da Dança Oriental, ATS (American Tribal Style), Dança Indiana-Bharata Natyam, Fusão Tribal de Belly Popping, Fusão de Folclore Indiano, Bollywood, Dança Duende, Moderno, Contemporâneo.Frequentou Workshops e Cursos Intensivos com vários mestres e professores. Na área da Dança Oriental teve formação em Alinhamento Postural, Técnica de Deslocamento, Ritmos, Wings, Véus, Velas, Saiidi-Bastão, Pandeireta, Espada, Punhais, Tabla/Drum Solo, Melaya, Baladi, Sagats. Lecciona aulas de Dança Oriental a adultos e crianças e também aulas de expressão corporal a crianças. Faz animações regulares no “Marrakech”, Bar Árabe em Palmela, no “Kasbah”, Bar Árabe no Barreiro e no “Alibabar” Bar Árabe em Corroios. Produtora de Espectáculos de Natureza Artística reconhecida pelo IGAC – Inspecção Geral das Actividades Culturais (29/11/2007) Membro e Co-fundadora da Companhia Nacional de Dança Oriental. Finalista da Licenciatura em Dança na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.

www.telmanurr.com

 

Vânia Cesário

 

Brasileira, residente em Portugal desde 2004 e envolvida com a arte da dança há 24 anos.Iniciei meus estudos na Dança Clássica e na dança Jazz, passando por diversas modalidades como dança clássica,jazz, dança de salão, street, dança brasileiras até encontrar a dança oriental árabe e desde então são 11 anos dedicados totalmente à essa arte. 

Cursei com diversas profissionais no Brasil, actualmente continuo a me aperfeiçoar realizando workshops com os mestres Zazá Hassan, Mahamoud Reda, Yousry Sharif, Kahina bellydance, Dr Mo Geddawi,etc. Possuo curso de professora de dança do ventre, bem como DRT (número de inscrição profissional de bailarino exigido no Brasil), como cursos complementares de Seitai e Zen-Shiatsu.Como bailarina profissional já actuei em diversos hotéis, restaurantes e eventos em geral por todo Brasil, além de dançar por alguns anos consecutivos em Restaurante Libanês e Casa de Chá Egípcia.Como professora, ministro aulas ( baby class, jazz ) desde 1994 para todas as idades, o que me fez ter experiência para criar um trabalho diferenciado nessa área. 

Em Portugal já são 5 anos dedicados à essa maravilhosa arte: 

    * Mais de 300 alunas no Porto e arredores no curso livre de dança do ventre bem como no curso de bailarina profissional; 

    * Inúmeras actuações em Portugal e Espanha com o grupo amador de actuação, com o intuito cultural e artístico de divulgar a arte da dança do ventre; 

    * Criação da Associação Portuguesa De Dança do Ventre, com o objectivo de divulgar e valorização da arte; 

    * Coreógrafa da tele novela Morangos com Açúcar série verão-2008; 

    * Criação de Cia Profissional de Dança do Ventre Al Hayel (ministra aulas e realiza espectáculos nacionais e internacionais).

 

Sueli Shamsa

  

www.suelishamsa.com